Educação


Educação popular e inclusiva

Nosso desejo é viver em uma sociedade inclusiva e, sabendo que para mudar o mundo devemos atuar localmente, nossos projetos de educação inclusiva e construtivista estão focados na comunidade de Maresias.

Acreditamos na educação como ferramenta de transformação de vidas e como meio de alcançar a justiça social, desenvolver independência e construir uma comunidade revolucionária.

Saber é poder e para isso desenvolvemos ações que alcançam pessoas de todas as faixas etárias, despertando autoestima, conhecimento, pertencimento e senso coletivo. Essas ações chegam onde o acesso e as informações educacionais não chegariam pelas vias convencionais do sistema.

Alfabetização para adultos

11 milhões de brasileiros e brasileiras não sabem nem ler, nem escrever. Para ajudar a mudar essa realidade, o Projeto Alfabetização para Adultos inclui as letras na vida das pessoas da comunidade de Maresias.

Nosso grupo de professores e educadores voluntários doam seu tempo e conhecimento na sala de aula da sede da Desengarrafando Mentes e contribuem com a libertação e empoderamento por meio da alfabetização.

“Não entendia nada por causa da minha fome. Eu não era burro. Não foi falta de interesse. Minha condição social não me permitia ter educação. A experiência me mostrou mais uma vez a relação entre classe social e conhecimento

– Paulo Freire

Ideias sem Fronteiras

Saber outros idiomas ajuda a abrir portas para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional,  facilitando oportunidades para uma integração global.

Pensando nisso, nossa ação ‘Ideias sem Fronteira’ tem foco em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos e, através dele, podemos colaborar com o aprendizado de idiomas como inglês e espanhol.

Inclusão digital para Idosos

O acesso à tecnologia abre portas para a melhoria da qualidade de vida, mas precisa ser democratizada e estar acessível ao maior número de pessoas. Só assim podemos seguir na busca por igualdade.

Aqui na Desengarrafando Mentes temos uma ação social para idosos, onde eles podem aprender a usar as funcionalidades de seus celulares para melhorar suas vidas pessoais e até mesmo profissionais, como vendas pelo WhatsApp, por exemplo.

Biblioteca Comunitária

Conhecimento liberta. Pensando nisso, criamos um ambiente com uma coleção intuitiva de livros com o principal objetivo de ampliar acesso à informação e apoiar no desenvolvimento sociocultural da comunidade.

A proposta da nossa biblioteca comunitária é possibilitar o acesso a novos horizontes através da leitura e do conhecimento.

Lan House Comunitária

Assim como a biblioteca, a Lan House é um projeto que visa facilitar o acesso à informação, a possibilidade de pesquisas e a inclusão digital das pessoas da comunidade.

Além disso, nosso propósito é oferecer um espaço sensorial com imagens, sons e lazer em nossa lan house.