
Educação popular e inclusiva
Nosso desejo é viver em uma sociedade inclusiva e, sabendo que para mudar o mundo devemos atuar localmente, nossos projetos de educação inclusiva e construtivista estão focados na comunidade de Maresias.
Acreditamos na educação como ferramenta de transformação de vidas e como meio de alcançar a justiça social, desenvolver independência e construir uma comunidade revolucionária.
Saber é poder e para isso desenvolvemos ações que alcançam pessoas de todas as faixas etárias, despertando autoestima, conhecimento, pertencimento e senso coletivo. Essas ações chegam onde o acesso e as informações educacionais não chegariam pelas vias convencionais do sistema.
Alfabetização para adultos
11 milhões de brasileiros e brasileiras não sabem nem ler, nem escrever. Para ajudar a mudar essa realidade, o Projeto Alfabetização para Adultos inclui as letras na vida das pessoas da comunidade de Maresias.
Nosso grupo de professores e educadores voluntários doam seu tempo e conhecimento na sala de aula da sede da Desengarrafando Mentes e contribuem com a libertação e empoderamento por meio da alfabetização.
“Não entendia nada por causa da minha fome. Eu não era burro. Não foi falta de interesse. Minha condição social não me permitia ter educação. A experiência me mostrou mais uma vez a relação entre classe social e conhecimento“
– Paulo Freire
Ideias sem Fronteiras
Saber outros idiomas ajuda a abrir portas para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional, facilitando oportunidades para uma integração global.
Pensando nisso, nossa ação ‘Ideias sem Fronteira’ tem foco em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos e, através dele, podemos colaborar com o aprendizado de idiomas como inglês e espanhol.
Inclusão digital para Idosos
O acesso à tecnologia abre portas para a melhoria da qualidade de vida, mas precisa ser democratizada e estar acessível ao maior número de pessoas. Só assim podemos seguir na busca por igualdade.
Aqui na Desengarrafando Mentes temos uma ação social para idosos, onde eles podem aprender a usar as funcionalidades de seus celulares para melhorar suas vidas pessoais e até mesmo profissionais, como vendas pelo WhatsApp, por exemplo.
Cuidando do Quintal
A necessidade de abordar a temática da preservação do meio ambiente é mais que urgente. Alertar sobre os efeitos e danos causados por ações humanas e o impacto que elas causam no futuro do planeta contribui não apenas com a conscientização ambiental, mas também com a responsabilidade que todos nós temos como agentes de mudança e transformação.
Pensando nisso, utilizamos nossa horta comunitária como meio educacional onde ensinamos a importância do contato com a terra e o quanto a inclusão de hábitos simples como a compostagem e a reutilização de alimentos podem fortalecer o ecossistema.
Arteterapia
Trabalhar o desenvolvimento pessoal e emocional de maneira leve e descontraída é possível por meio da proposta da arteterapia.
A arte é um instrumento potente que auxilia no modo como nos comunicamos, na forma como lidamos e expressamos sentimentos, refletimos, e consequentemente, nos autoconhecemos.
Semanalmente, contamos com atividades de arteterapia utilizando diversas manifestações artísticas como dança, pintura, teatro, poesia, grafite, música e qualquer outra maneira de se expressar artisticamente que seja sugerida no momento.
Biblioteca Comunitária
Conhecimento liberta. Pensando nisso, criamos um ambiente com uma coleção intuitiva de livros com o principal objetivo de ampliar acesso à informação e apoiar no desenvolvimento sociocultural da comunidade.
A proposta da nossa biblioteca comunitária é possibilitar o acesso a novos horizontes através da leitura e do conhecimento.
Lan House Comunitária
Assim como a biblioteca, a Lan House é um projeto que visa facilitar o acesso à informação, a possibilidade de pesquisas e a inclusão digital das pessoas da comunidade.
Além disso, nosso propósito é oferecer um espaço sensorial com imagens, sons e lazer em nossa lan house.